Antes de içar a lâmina, o algoz suplica ao condenado: "Você me perdoa?"

I want you for U.S. Army

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Franz Kafka no Fantasticon 2012



Meus amigos,

Gostaria de convidar a todos para o


Fantasticon 2012
VI Simpósio de Literatura Fantástica


Sílvio Alexandre, editor do Fantasticon, nos fala sobre o simpósio:

“O Fantasticon é considerado hoje um dos eventos mais importantes da literatura fantástica nacional. Ele surgiu em 2007 para reunir leitores, escritores e editores  interessados em Literatura Fantástica com o intuito de incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil em suas três principais manifestações literárias: a ficção científica, a fantasia e o horror.

Para isso, conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, atividades lúdicas e momentos de confraternização que colaboram para a troca entre os participantes que ampliam suas visões sobre a literatura fantástica brasileira e internacional.

A finalidade é estimular e ampliar a reflexão crítica sobre a Literatura Brasileira em geral e a Literatura Fantástica em particular, apresentando, discutindo e divulgando as produções nacionais e internacionais.

O Fantasticon é organizado pelo editor Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Integra o Circuito Nacional de Feiras de Livros, da Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura e da Câmara Brasileira do Livro (CBL)”.

A programação completa do Fantasticon 2012 pode ser conferida no site oficial do simpósio a partir do seguinte link:

O simpósio está ocorrendo na Biblioteca Viriato Corrêa – Rua Sena Madureira, 298 – Vila Clementino. Telefone: 5573-4017. A Biblioteca Viriato Corrêa fica próxima ao metrô Vila Mariana.

Neste domingo, dia 23 de setembro, às 14h30, gostaria de convidar a todos vocês para encontrarmos


Franz Kafka no Fantasticon 2012

Domingo – 23 de setembro
Às 14h30

Palestra
O processo da metamorfose fantástica na obra de Franz Kafka

Por Flávio Ricardo Vassoler

A fortuna crítica costuma associar o fantástico à obra do escritor tcheco Franz Kafka tendo em vista a fábula de Gregor Samsa e A metamorfose (1912) que transpassa o protagonista – ao acordar, Gregor se vê transformado em um inseto; supostamente, uma barata. No entanto, a atmosfera fantástica esgueira-se sorrateiramente às costas do leitor até que a poética kafkiana traga o ambiente lúgubre, claustrofóbico, insciente e burocrático para a própria experiência da leitura. O leitor se vê emparedado pelo mesmO Processo (1915) que acomete Josef K.; O Castelo (1922) transforma-se paulatinamente no calabouço que enclausura as personagens e o leitor rumo ao mesmo cadafalso. Ora, quais seriam os mecanismos poéticos que escavariam as narrativas kafkianas como verdadeiros corredores poloneses? Na palestra em questão, analisaremos o processo da metamorfose fantástica na obra do escritor tcheco, de modo a demonstrar como a composição da atmosfera kafkiana retraduz conflitos sociais que mostram o subsolo irracional sobre o qual se assenta a moderna sociedade do cálculo utilitário. Ao fim e ao cabo, o fantástico kafkiano deixará entrever a inverossimilhança – e a patologia – de nosso próprio cotidiano.

Flávio Ricardo Vassoler é professor universitário e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ministra cursos sobre literatura e cinema em instituições como a Casa das Rosas, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, a Editora Intermeios – Casa de Artes e Livros, e em festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Periodicamente, publica fotonarrativas de suas viagens – inclusive para a Praga de Franz Kafka – e fragmentos de seus trabalhos literários em sua página, o Subsolo das Memórias: www.subsolodasmemorias.blogspot.com

Conto com a presença de todos vocês!

9 comentários:

  1. Grande Flavíão!
    Parabéns pela palestra. Tô bastante enferrujado em relação ao Kafka e será um prazer escavar os meus subsolos com o auxilio de sua palestra (rsrsrsrs)
    Estarei por ai te prestigiando.
    Abraços,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. que máximo!!!!

    vou tentar ir. ando bem enrolada com o trabalho.

    um beijo,

    ana rüsche

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Tudo bom?

    Espero você por lá, então, será ótimo te rever!

    Como andam as coisas, tudo bem?

    E o livro do Daud? Ele já recebeu resposta?

    Um beijo,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Legal, Flávio! Vou lá te ver. beijos, Bel

    ResponderExcluir
  5. Ótimo contar com a sua presença, Isabel. Espero você por lá, então.

    Um beijo,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Maria Cristina Longobardisexta-feira, 21 setembro, 2012

    Estaremos lá.
    Aluna: Maria Cristina - Unicid- Direito
    SP 21/09/2012

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Maria Cristina!

    Você é sempre muito gentil e assídua. Espero corresponder às suas expectativas.

    Um abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo brilhante evento
    Vicente de Percia

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pela presença assídua aqui no Subsolo das Memórias, Vicente.

    Pena que você está em terras cariocas, senão poderia contar com a sua presença no domingo. Mas, dentro em breve, irei ao Rio - fim de outubro.

    Um abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir